A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) realizou, nesta semana, uma reunião técnica com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) e os cinco CERESTs Regionais do Piauí. O encontro teve como objetivo principal discutir estratégias para a melhoria do processo de notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART) no estado.

Durante a reunião, os participantes analisaram os desafios enfrentados pelas equipes locais, bem como as possíveis soluções para aprimorar a qualidade e a regularidade das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A troca de experiências entre os CERESTs possibilitou uma visão mais ampla das realidades regionais e da necessidade de padronização dos processos

Como encaminhamento, foi sugerida a elaboração de uma proposta de Portaria para definir as atribuições das Referências Técnicas (RT) em Saúde do Trabalhador no âmbito estadual, buscando fortalecer a articulação entre as regiões, dar suporte técnico aos municípios e impulsionar as ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Piauí.

“A iniciativa reforça a importância da notificação como ferramenta fundamental para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e seguras”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

As notificações de DARTs está entre os indicadores estratégicos do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado para o período de 2024 a 2027 e do Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH), financiado pelo Banco Mundial, que visa promover melhorias estruturais e operacionais na Vigilância em Saúde.

Ainda durante a reunião, foi definido um cronograma de ações para orientar as Referências Técnicas (RTs) dos municípios sobre como realizar corretamente as notificações e destacar a importância desse processo para a avaliação epidemiológica da saúde do trabalhador.