O objetivo é prestar orientações sobre a busca ativa para o programa implementado pelo Governo do Estado do Piauí.
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência da Assistência Social, promoveu uma capacitação para gestores e técnicos municipais da Assistência Social nos municípios que aderiram ao programa Cartão Social. O objetivo é prestar orientações sobre a busca ativa para o programa implementado pelo Governo do Estado do Piauí. Os 224 municípios piauienses já realizaram adesão ao programa.
O Cartão Social é um benefício destinado às famílias em vulnerabilidade social no Piauí. Em junho deste ano, foi reformulado pelo governador Rafael Fonteles, por meio da lei 8.427. Para participar, os municípios deverão aderir ao programa, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc).

Houve treinamento para os gestores e técnicos municipais da cidade de Ipiranga do Piauí. A cidade de Piripiri também recebeu a capacitação e a mobilização das equipes técnicas.
Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, informa que as equipes técnicas municipais vão identificar as famílias que se enquadram nos critérios do programa. “Iremos trabalhar com famílias numerosas, que tenham mais de seis pessoas residentes numa casa, que já sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família e que tenham crianças em situação de desnutrição infantil”, acrescentou a superintendente.

O valor total do benefício é de R$ 1.200, dividido em R$ 200 mensais. Esse valor será pago durante seis meses. Ao longo de 12 meses, as famílias serão acompanhadas por um técnico da Assistência Social.
