Com iniciativa da Sasc e do Pacto pelas Crianças, os encontros serão realizados nos municípios polo de Oeiras, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato.
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) realiza, entre os dias 17 de novembro e 3 de dezembro, os “Seminários Descentralizados da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Atualizações dos programas federais e estaduais”. A iniciativa tem como propósito fortalecer o diálogo entre os municípios de cada território e alinhar estratégias que promovam mais desenvolvimento, proteção e cuidado integral na primeira infância. A solenidade de abertura ocorreu em Oeiras, no dia 17 de novembro, às 8h30, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.
Os seminários são promovidos pela Superintendência de Assistência Social, em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí. Os encontros serão realizados nos municípios-polo de Oeiras, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. A expectativa é reunir representantes dos 224 municípios do estado, incluindo gestores da Assistência Social, conselheiros, representantes da sociedade civil e técnicos das áreas de assistência, saúde e educação.

A abertura contará com a presença do secretário da Sasc, João de Deus Sousa; da superintendente de Assistência Social, Janaína Mapurunga; das equipes técnicas da Sasc de Teresina; da coordenadora do Pacto pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles; além de representantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Planejamento.
A programação inclui palestras, debates, mesas-redondas, apresentações culturais, além da atualização sobre programas federais e estaduais vinculados à política de primeira infância.
Para o secretário da Sasc, João de Deus Sousa, os seminários representam um passo estratégico para aprimorar as políticas públicas destinadas às crianças. “Nosso objetivo é capacitar as equipes técnicas municipais do SUAS para garantir acompanhamento adequado desde a gestação, assegurar um nascimento saudável e promover o acesso à educação. Esta política, implementada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e executada em parceria com o Estado, busca oferecer um futuro melhor para as crianças, rompendo ciclos de pobreza e falta de oportunidades”, destacou.

Datas e locais dos encontros:
- Oeiras – 17 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, nº 534, Centro;
- Picos – 19 de novembro, no Teatro Sávio Barão, Rua Cícero Duarte, nº 493, Parque de Exposição;
- Parnaíba – 24 de novembro, no Auditório da Associação Comercial e Industrial, Porto das Barcas, nº 140, Centro;
- São Raimundo Nonato – 3 de dezembro, na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), reunindo representantes de 42 municípios e cerca de 200 participantes.