Benefício atenderá famílias que estejam em situação de vulnerabilidade, com o pagamento em parcela única de R$ 400.

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência da Assistência Social, realizou na cidade de Padre Marcos, sul do Piauí, um encontro com as 100 famílias que serão beneficiadas com o Programa de Auxílio Emergencial.

A medida  tem o objetivo de combater os efeitos da seca e é promovida pelo Governo do Estado do Piauí, atendendo famílias que estejam em situação de vulnerabilidade, com o pagamento em parcela única de R$ 400, que será creditada diretamente na conta do responsável familiar.

A entrega do benefício em Padre Marcos reforça o compromisso do Governo do Piauí e da gestão municipal em garantir dignidade, segurança alimentar e fortalecimento da economia local, demonstrando uma atuação conjunta em favor das famílias mais afetadas pela seca.

Os recursos são oriundos de captação do Governo do Estado com o Banco Mundial. As famílias contempladas foram selecionadas a partir de critérios técnicos e sociais, priorizando os mais vulneráveis, com base no Cadastro Único, na condição de beneficiário do Programa Bolsa Família, na menor renda per capita e no maior número de pessoas por família.

O Auxílio Emergencial se soma a outros programas de proteção social, como o Cartão Social, que oferece suporte contínuo às famílias em situação de vulnerabilidade. No Piauí, dos 224 municípios, 129 foram incluídos no decreto de emergência e estão aptos a participar do programa.